As empresas líderes do setor de energia deixaram de ser unicamente dependentes de soluções em software de Gerenciamento de Risco de Negociação de Energia (ETRM), pois esse tipo de sistema limita sua agilidade e retardam o fluxo de informações.
Devido ao avanço rápido da grande transição no mercado de energia contínua, esses sistemas não são capazes de fornecer as funcionalidades necessárias nem as análises de dados avançadas que as empresas de energia precisam. E quais são as principais capacidades que as empresas de energia devem procurar ao buscar uma atualização?
A nova tecnologia pode ser intimidante e a indústria de energia não possui reputação de ser uma adotante precoce. No entanto, para as empresas de energia líderes no mercado, é mandatório aderir às novas tecnologias em torno da integração de dados, análise de dados, inteligência empresarial e funcionalidade específica de commodities/mercado, se elas quiserem gerenciar riscos de forma eficaz, eficiente e lucrativa em mercados voláteis.
Os mercados de ETRM experimentaram um boom de grandes implementações de sistemas na década que antecedeu 2020. Empresas de energia em escala global, serviços públicos em escala nacional e grandes lojas de negociação procuraram os maiores fornecedores de soluções ETRM de várias commodities para substituir o que muitas vezes era uma solução improvisada de sistemas díspares, muitas vezes composta por capacidades construídas internamente e soluções pontuais oferecidas por fornecedores mais antigos.”
Esses grandes projetos, que exigiam taxas de licença de vários milhões de dólares e dezenas de milhares de homem-hora para serem implementados, geralmente levariam vários anos para se concretizarem. E uma vez implementados, o suporte contínuo dessas soluções custaria centenas de milhares a milhões de dólares anualmente.
Dada a escala desses projetos e a interrupção interna que eles criam, não surpreende que muitas das maiores empresas de energia tenham optado por não substituir sistemas obsoletos, que muitas vezes estão em vigor há quase uma década. As recentes consolidações dos maiores fornecedores legados reduziram ainda mais o apetite dessas grandes empresas para investir em um novo sistema que provavelmente só traria melhorias marginais em tecnologia e nenhuma melhoria discernível no suporte.
Essas empresas de energia estão bem cientes dos riscos associados à dependência de tecnologia envelhecida e, consequentemente, permanecem presas a um ciclo de implementação de atualizações oferecidas pelo fornecedor para sua solução ETRM principal e gerenciando os impactos decorrentes nos componentes auxiliares ou personalizados integrados a esse sistema.
Além das considerações de suporte, as empresas de negociação de energia também estão procurando melhorar suas capacidades de coleta e análise de dados, que tradicionalmente residem em suas soluções ETRM. À medida que a volatilidade dos preços aumenta em todas as commodities e a transição energética continua em andamento, os participantes do mercado de energia estão começando a entender a importância da visibilidade quase em tempo real dos movimentos de preços e das condições de mercado relacionadas.
A volatilidade intraday tem um impacto crescente no desempenho e nos valores dos ativos e na lucratividade da negociação. Infelizmente, os sistemas ETRM – a maioria com capacidades analíticas limitadas – são projetados em primeiro lugar para garantir uma contabilidade precisa das transações, não fornecer acesso completo e rápido a esses dados. Uma estratégia empregada por muitas dessas empresas é reduzir a carga e a dependência de sua solução ETRM por meio da transferência de processos-chave que são críticos para suas operações e intensivos em processamento.
A coleta e análise de dados estão na vanguarda desses esforços. Em particular, temos visto um interesse crescente entre os participantes do mercado de energia no desenvolvimento de soluções de dados como data lakes ou warehouses de dados para coletar dados operacionais e financeiros-chave de seus sistemas ETRM principais, price feeds e outros sistemas dentro e fora de seus negócios. Tais soluções de dados permitem que eles reduzam a consulta quase constante de suas soluções ETRM e obtenham uma janela aprimorada em suas operações.
Isso é alcançado consolidando e fornecendo uma visão atualizada de seus negócios e mercados sem impactar o desempenho de seu sistema ETRM, especialmente durante os períodos de uso máximo, como ciclos diários de negociação/agendamento. Usando ferramentas analíticas, como Python ou Power BI, esses dados fornecem um rico conjunto de informações de desempenho do mercado, operacionais e financeiras que permitem um controle mais efetivo e melhor lucratividade durante o ciclo de negociação.
À medida que as empresas de energia continuam a evoluir e a entrar em novas commodities ou mercados, como as energias renováveis, muitas optam por procurar novos fornecedores e soluções para atender a esses novos requisitos como parte de suas estratégias de redução de riscos ETRM. Além de reduzir sua dependência de um único fornecedor, eles muitas vezes apresentam capacidades e funcionalidades mais profundas ao adquirir e integrar um produto de um fornecedor que ao mesmo tempo se especializa nessa commodity ou mercado e fornece uma arquitetura web mais atualizada.
Por meio da integração com a solução de dados escolhida, essas empresas podem produzir mais facilmente demonstrações financeiras consolidadas, incluindo PNL de vários sistemas – algo que muitas vezes se mostra difícil e demorado por meio da arquitetura ‘best of breed’ mais vaga dos anos anteriores.
Além de dados, análises e expansões de commodities/mercados, muitas empresas também estão procurando fora de seus fornecedores legados de ETRM por capacidades aprimoradas de gerenciamento de risco. A utilização de soluções de terceiros, muitas vezes entregues via web, pode eliminar a dependência dessas empresas do fornecedor ETRM para manter-se atualizado com as práticas de gerenciamento de risco ao lidar com novos mandatos ou regulamentações de risco, adquirir ou alienar ativos ou entrar em novos mercados.
Além disso, ao se comunicar diretamente com o data lakes ou warehouses em vez de ponto a ponto com seus sistemas ETRM, eles podem melhorar as velocidades de processamento para cálculos financeiros e de risco intensivos, como VAR ou PNL intraday, incluindo visualizações consolidadas em todas as suas unidades de negócios.
Olhando para os próximos anos, esperamos que essas tendências persistam. À medida que o espaço de fornecedores de ETRM continua a se consolidar, as empresas de energia reconhecerão cada vez mais os riscos associados à dependência de um único fornecedor para suportar a amplitude de sua arquitetura ETRM crítica para missão. Além disso, uma vez que novos provedores de risco e análises entram no mercado, as opções disponíveis para reduzir essa dependência de um único fornecedor aumentarão enquanto o nível de sofisticação para modelagem de risco, análises e relatórios também melhorará.
Acreditamos que isso será particularmente importante à medida que mais organizações reconheçam a importância e o valor das ferramentas e práticas de gerenciamento de risco que abordam as exposições associadas à sua mistura única de ativos, mercados e estratégias. Embora existam algumas semelhanças entre todas as empresas que operam nos mercados de energia, está ficando claro que uma abordagem prescritiva para o gerenciamento de risco é insuficiente em um mercado complexo, em rápida evolução e volátil.
Nossa experiência trabalhando com empresas líderes de energia demonstraram que as empresas mais bem-sucedidas são aquelas que aproveitam a análise avançada de dados, ferramentas sofisticadas de gerenciamento de risco, a experiência de sua equipe de risco e trabalham em conjunto com especialistas externos experientes para desenvolver e apoiar uma infraestrutura de gerenciamento de risco totalmente integrada, apoiada por políticas e práticas adequadas que estejam alinhadas com suas necessidades e estratégias exclusivas.
A Capco está comprometida em criar um futuro sustentável e usar nossa experiência em tecnologia e transformação, juntamente com nosso profundo conhecimento no domínio da indústria de energia, para ajudar nossos clientes a navegar e capitalizar nessa transição.
A Capco Brasil possui um time de especialistas altamente qualificados no mercado de óleo e gás, não apenas na implementação de ETRM, mas também na consultoria estratégica em toda a cadeia produtiva.